Skip links

TICs na saúde e a necessidade de se reciclar

As Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde

Um dos principais focos de pesquisa e desenvolvimento das sociedades modernas, o setor da saúde vive em constante evolução. Não poderia ser diferente, uma vez que é através da saúde que o homem aplica o seu conhecimento na capacidade de se proteger de circunstâncias que põem em risco a sua existência. A cada dia surgem novas tecnologias que facilitam o trabalho de clínicas e hospitais. O uso das TICs na saúde tem o potencial de revolucionar a qualidade dos serviços prestados e ampliar o acesso da população, encurtando prazos, aumentando ofertas e reduzindo custos. Elas melhoram a comunicação entre os profissionais, instituições e pacientes e otimizam a gestão de processos e documentos.

 

 

Alguns exemplos de TICs aplicadas à saúde são: prontuário eletrônico, sistemas de informação em saúde, telemedicina, assinaturas eletrônicas e acesso a documentos por dispositivos móveis. Seja automatizando tarefas, conectando pessoas (pacientes e médicos), ou transformando processos físicos em digitais, as TICs reduzem custos e aumentam a produtividade, enquanto tornam trâmites e procedimentos mais seguros, práticos e eficientes.

 

A cada nova tecnologia desenvolvida, velhos padrões de eficiência e produtividade são deixados para trás. Por isso é fundamental para os gestores do setor da saúde se manterem atualizados. Todos que atuam na área devem estar constantemente atentos às descobertas técnicas e tecnológicas. Quando se trata da gestão hospitalar, a problemática da atualização se amplia em dimensão, já que congrega uma infinidade de diferentes abordagens da saúde num só lugar, e se aprofunda em complexidade, pois além de interligadas as demandas são, também, mais complexas. No entanto, a reciclagem de conhecimentos é um dos ativos mais importantes ao bom desempenho no setor e não pode ser negligenciada. Para lidar com esse desafio é preciso se manter constantemente atualizado, tanto com relação aos conhecimentos quanto com os últimos recursos disponíveis.

 

Acessível de qualquer dispositivo móvel, soluções tecnológicas como o sistema Klingo, proporcionam mais produtividade, eficiência e segurança para clínicas e unidades de saúde, colocando as informações pertinentes de cada etapa na palma da mão do personagem envolvido. Enquanto médicos ganham acesso a prontuários eletrônicos até dos seus dispositivos móveis, pacientes podem marcar e até realizar suas consultas de qualquer lugar com acesso à internet. Informações como avisos de agendamento e de preparo para procedimentos chegam automaticamente no seu celular.

 

 

Com o Klingo médicos podem, por exemplo, acessar um prontuário do seu dispositivo móvel, assinar uma guia (com cerificação digital qualificada de pessoalidade) ou mesmo fazer uma prescrição. Klingo otimiza processos administrativos e assistenciais e salva documentos como prontuários eletrônicos, sistemas de informação em saúde, histórico de interações, entre outros, com a segurança da criptografia digital em nuvem.

Para saber mais, acesse:

conteudo.klingo.com.br/oferta-klingo-clin