Skip links

TICs na saúde e a necessidade de se reciclar

Um dos principais focos de pesquisa e desenvolvimento das sociedades modernas, o setor da saúde vive em constante evolução. Não poderia ser diferente, uma vez que é através da saúde que o homem aplica o seu conhecimento na capacidade de se proteger de circunstâncias que põem em risco a sua existência. A saúde é um dos fatores mais preponderantes no papel de destaque que o homem ocupa no paradigma da seleção natural. Por consequência, o setor da saúde é o mais sensível a ameaças macroambientais, como patogêneses, mudanças climáticas e socioeconômicas, entre outras. Surtos, pandemias, envelhecimento populacional, alterações nos índices de crescimento demográfico e até nos padrões de consumo da população podem causar impactos no setor. Não que estes sejam sempre negativos. O crescimento da taxa de natalidade numa determinada região, por exemplo, pode ser uma boa notícia, desde que a sua estrutura de atendimento esteja pronta para comportar a demanda. Cabe ressaltar, porém, que somente cerca de 10% das cidades brasileiras atendem aos parâmetros mínimos de quantidade de leitos recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Gestão Hospitalar

Quando se trata da gestão hospitalar, a problemática da atualização se amplia em dimensão, já que congrega uma infinidade de diferentes abordagens da saúde num só lugar, e se aprofunda em complexidade, pois além de interligadas as demandas são, também, mais complexas. No entanto, a reciclagem de conhecimentos é um dos ativos mais importantes ao bom desempenho no setor e não pode ser negligenciada. Para lidar com esse desafio é preciso se manter constantemente atualizado, tanto com relação aos conhecimentos quanto com os últimos recursos disponíveis. Hoje o fato de o ambiente virtual estar substituindo o presencial na maioria das relações humanas traz à tona a necessidade de se estar sempre em dia, também, com a tecnologia.

As Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde

O uso das TICs na saúde tem o potencial de revolucionar a qualidade dos serviços prestados e ampliar o acesso da população, encurtando prazos, aumentando ofertas e reduzindo custos. Elas melhoram a comunicação entre os profissionais, instituições e pacientes e otimizam a gestão de processos e documentos.

A cada dia surgem novas tecnologias que facilitam o trabalho de clínicas e hospitais. Alguns exemplos de TICs aplicadas à saúde são: prontuário eletrônico, sistemas de informação em saúde, telemedicina, assinaturas eletrônicas e acesso a documentos por dispositivos móveis.

Seja automatizando tarefas, conectando pessoas (pacientes e médicos), ou transformando processos físicos em digitais, as TICs reduzem custos e aumentam a produtividade, enquanto tornam trâmites e procedimentos mais seguros, práticos e eficientes.

Acessível de qualquer dispositivo móvel, soluções tecnológicas como o sistema klingo, proporcionam mais produtividade, eficiência e segurança para clínicas e unidades de saúde, colocando as informações pertinentes de cada etapa na palma da mão do personagem envolvido. Enquanto médicos ganham acesso a prontuários eletrônicos até dos seus dispositivos móveis, pacientes podem marcar e até realizar suas consultas de qualquer lugar com acesso à internet. Informações como avisos de agendamento e de preparo para procedimentos chegam automaticamente no seu celular.

Com klingo o médico pode, por exemplo, acessar um prontuário do seu dispositivo móvel, assinar uma guia (com cerificação digital qualificada de pessoalidade) ou mesmo fazer uma prescrição. Klingo otimiza processos administrativos e assistenciais e salva documentos como prontuários eletrônicos, sistemas de informação em saúde, histórico de interações, entre outros, com a segurança da criptografia digital em nuvem.

Enfim, são muitas informações. Mas, todos que atuam na área devem estar constantemente atentos às atualizações técnicas e tecnológicas. Livros, cursos e palestras são investimentos fundamentais para qualquer profissional da área de saúde. Além disso, as feiras são grandes oportunidades para atualização, pois congregam os principais recursos humanos, técnicos e tecnológicos do mercado em um só lugar.

Oportunidade para se atualizar

Um dos principais eventos da agenda da saúde de 2023, a Expo Hospital Brasil, acontece de 26 a 28 de setembro, no Expominas em Belo Horizonte. Em sua quinta edição, o maior evento para gestores hospitalares do Brasil, reunirá em seus 3 dias uma gama de congressos voltados ao avanço e ao aprimoramento dos cuidados em saúde. O visitante da Expo hospital, será mergulhado numa profusão nos temas mais relevantes para o momento da gestão hospitalar, em 28 congressos proferidos por algumas das mais importantes personalidades da área. Além da presença de gestores, empreendedores e médicos das mais diversas especialidades, será possível conhecer as mais recentes inovações dos principais fornecedores da saúde, que estarão entre os mais de 200 expositores. A Expo Hospital 2023 é, também, uma excelente oportunidade para fazer contato com novos fornecedores e ampliar o network com profissionais da área. A inscrição para visitantes e gratuita e pode ser feita através do link abaixo. A klingo estará presente no evento, apresentando suas soluções para a otimização de clínicas e consultórios. Aproveite essa oportunidade para descobrir tudo o que a evolução digital pode proporcionar.